domingo, 18 de março de 2012

Tenho um grave defeito...
não consigo conter meus pensamentos e quando o faço sofro.
Caso eu omita meus pensamentos a respeito de determinado assunto para não discutir com alguém e principalmente para não ofender seus princípios, acabo que por me sentir traída por mim mesma. Estranho e egoísta esse meu jeito de ser, desculpem-me, mas sou um simples e erroneo ser humano.
Pois aqui será colocado então meu pensamento ocultado, que me tirou o sossego, o folego e principalmente o sono:

Não concordo com pensamentos abençoados e humanitários e religiosos que pejoram o ato de ambicionar e consumir coisas. Acredito sim, que o ser humano só chegou onde chegou por duas grandes características: Ambição e Preguiça. Serei repetitiva em minha colocação, mas necessito me fazer entender

Sou adepta de ambas e não concordo quando vejo pessoas blasfemiando contra elas. Pior, falando mal de qualidades tão próprias de nossa natureza.

Graças a preguiça e a ambição deixamos de viver em cavernas. Deixamos de ser estupidos seres tentando criar o fogo com pedaços de madeira, e deixamos de morrer por ataque a animais selvagens. Hoje vivemos em nossas confortáveis casas, andamos de elevador e não levantamos do sofá para trocar de canal. Agradeço muito ter um carro para andar, sobretudo quando preciso percorrer grandes distâncias.

Desejo trocar de carro, só consigo desejar isso, hoje em dia porque um homem das cavernas teve preguiça de carregar suas coisas nas costas e inventou a roda. Para algumas pessoas sou uma ambiciosa consumista, que já tem um carro na garagem e não está contente nunca. Digo-vos que sim, sou um ambiciosa consumista, que nunca está contente, assim como aquele inteligente e preguiçoso senhor das cavernas.

Porém, apesar de ser adepta destes "defeitos" de caráter, tenho repulsa de outros tantos que fazem uma linha tênue com eles. A desonestidade e hipocrisia são para mim os grandes vilões da ação humana.
Não suporto ver pessoas dizendo: "Minha única ambição é ter saúde e ser feliz!!!" Hipocrisia...hipocrisia...

Uma exclamação absurda se comparada com as atitudes cotidianas destas mesmas pessoas. Quem não deseja ter um bom emprego? Quem nunca ouviu dos pais "Estude para ser alguém na vida"? Penso nas instituições religiosas que manipulam frágeis vítimas do caos social. Penso nos grupos políticos extremistas, que tentam a todo custo apontar defeitos em nossa sociedade e a nossa estrutura capitalista, sem ao menos pensar se sua linha política podia de fato ser superior e revolucionária.


Sejamos ambiciosos, sem precisar ser desonesto, sejamos preguiçosos sem precisar abusar do poder sob os outros. Não critiquem aquilo que está no intimo de cada um de nós. Não gosto de gente ignorante que critica simplesmente porque é inteligente criticar. Não sejamos ingratos, não sejamos ignorantes, nem hipócritas... Nossa vida não é tão ruim assim, ruim é a forma com que todos olham para a vida e principalmente para a evolução do mundo.

4 comentários:

  1. A ambição, o dinheiro, o capitalismo são extremamente saudáveis, quando ao lado do sentimento de humanidade. O grande caos social provém justamente por esse ideal não se concretizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não está no dinheiro, nem no modelo capitalista....o problema está no comportamento humano, cheio de inveja, cheio de má intenções... o capitalismo era pra ser algo bom, você trabalha e mediante sua produção você recebe... mas, sabe-se que muitos percebem nisso uma forma de explorar...a corrupção e a ganância não são produtos de um mundo capitalista....são obras do defeito humano... Tão natural quanto o sopro do vento...tão verdadeiro e permanente quanto o ar para respirar...

      Excluir
  2. Exatamente. Não há benefícios econômicos, sociais, intelectuais, nem mesmo vitais em outros modelos socioeconomicos tanto quanto no modelo capitalista. Um modelo econômico que permita ao indivíduo a possibilidade de crescer e atender a todas as suas necessidades, de desenvolver sua inteligência, sua intelctualidade, de desenvolver as tecnologias para proporcionar à sociedade cada vez mais conforto, de ter bens e o livre arbítrio para utilizá-lo da forma que preferir, dependendo tudo isso, apenas de seu esforço individual, não pode ser algo ruim.
    Qualquer um que pare para observar e pensar sobre o assunto percebe, como você mesmo disse, que o mal está nas atitudes, pensamentos e carateres morais errôneos do homem. Entretanto, não creio que seja um estado permanente. Se nosso estado ainda um tanto atrasados, pode-se dizer assim, em moral, fosse um estado permanente, não teria porque nos esforçarmos para mudar. E se assim fosse, não seria problema continuar nessa decadência em que a humanidade se encontra hoje. Ainda, se fosse assim, não seríamos seres pensantes.
    A questão de o estado moral da humanidade ser permanente é inclusive desmentido pela história: embora possamos enxergar a essência de muitos males atuais vindos desde o passado, em muitos aspectos morais vemos que a humanidade já progediu. Se ela já progrediu, não há como, nem porque parar agora.

    ResponderExcluir
  3. Querida Manu...

    Muitos diriam que, esperar mudanças advindas do ser humano é ilusório e uma questão utópica.
    Vejo luz no fim do túnel, na verdade, nem precisamos esperar o final do túnel chegar...tenho motivos para acreditar que é possível tudo melhorar...a esperança, o otimismo não me abandonam.

    ResponderExcluir